DERMATOLOGIA / Patologias

Sífilis

A Sífilis é uma doença infecto- contagiosa crônica transmitida por via sexual (relação sexual) ou vertical (da mãe para o bebê), que apesar de ter tratamento barato e efetivo, temos um surto (aumento) nesses últimos anos. 

 

É causada pelo Treponema pallidum, sendo a penetração desse agente por pequenas abrasões decorrentes da relação sexual que chega ao sangue e dissemina por todos os órgãos do corpo. Portanto, quando contaminado por este agente há aumento significativo da contaminação pelo HIV.

 

Os primeiros sintomas caracterizam-se por úlceras (feridas) na região genital, indolores, chamadas de Cancro duro, que podem regredir espontaneamente mesmo sem tratamento, sendo esta fase denominada sífilis primária.

 

Na sífilis secundaria, ocorrem lesões avermelhadas na pele, palmas das mãos e plantas do pés, associado a febre, dor de cabeça e cansaço.

 

Na sífilis terciaria os sinais são muito piores com acometimento neurológico (cérebro), cardíaco e vascular.

 

Prevenção

 

A melhor forma de prevenir a Sífilis é utilizar preservativo durante a relação sexual, assim como realizar pré-natal a fim de evitar a transmissão vertical.

No Instagram

O que é sífilis

Sintomas da sífilis

Proteja-se contra a sífilis