Obesidade
A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no individuo. O diagnóstico em adultos pode ser realizado por meio do índice de massa corporal (IMC) ou pela porcentagem de gordura corporal (bioimpedância).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado (IMC= peso/alt2), sendo considerado normal um IMC entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso o IMC é acima de 30.
A porcentagem de gordura corporal pode ser avaliada por uma aparelho de bioimpedância o qual analisa a massa gorda (gordura) e a massa magra (músculos e ossos). O ideal para uma mulher é uma porcentagem de 20-25% de massa gorda, enquanto para o homem 16-20%.
Causas
As causas da obesidade são diversas, entre elas: ligada ao patrimônio genético, aos maus hábitos alimentares ou a disfunções endócrinas (outras doenças).
Prevenção
A obesidade é fator de risco para muitas doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, entre outras. Procure um endocrinologista qualificado para acompanhamento.
Tratamento para emagrecer
O emagrecimento não é fácil como uma receita de bolo, portanto, combinar dieta e atividade física não é a formula mágica para alcançar esta meta. Procure um endocrinologista a fim de assegurar que não possui uma doença impossibilitando a perda de peso, assim como iniciar uma terapia nutricional, medicamentosa e/ou aplicação de enzimas (na gordura localizada).
Como emagrecer rápido? Procure a equipe da Belladerm para saber sobre nosso protocolo de emagrecimento!
Diferenças entre as massas gordas em homens e mulheres
Acompanhando o estado nutricional
Índice de Massa Corporal - IMC
Indicação para cirurgia bariátrica
Resultados da cirurgia bariátrica
Será que somos induzidos a comer carboidratos?