NUTROLOGIA

O que é

A nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benéficos e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de riscos de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou de excesso.

 

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnostico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável e com qualidade de vida.

           

Suplementação

 

O suplemento alimentar é substância química produzida especialmente para complementar a alimentação, podendo ser composto por vitaminas, minerais ou outras substâncias.

 

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar a saúde é importante saber qual a necessidade de cada organismo, pois, os excessos prejudicam o fígado e o rim.

 

Dieta

 

A dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais, indiferente de ser adequada ou não, portanto, a rotina habitual.

 

A dieta para emagrecimento é uma rotina alimentar de mudança na qual se prescreve um cardápio com baixa calórica e a balanceamento (mudando as proporções de: lipídeos 20%, carboidrato 60%- sem carboidratos simples- e proteínas 20%) a fim de perder peso. Já a dieta para crescimento muscular (hipertrofia) o cardápio é baseado num aumento calórico e balanceamento.

 

Academia e malhação

 

A atividade física monitorada é mais efetiva, tanto no emagrecimento como na hipertrofia. Os resultados são mais rápidos e permanentes, portanto, sim, personal trainer faz parte do nosso protocolo de emagrecimento.

 

Prevenção

 

Procure nossos endocrinologistas da clinica que também são nutrólogos.

 

Performance

O acompanhamento em equipe (endocrinologista, nutrologista, nutricionista, personal trainer e psicólogo) é essencial para uma performance esportiva adequada dos pacientes. Uma vez que, um corpo com déficit não gera resultados totais, apenas parciais, sendo pouco efetivo nesse meio.

 

Vitaminas

 

Manter os níveis adequados de vitaminas é importante na performance, pois, seus déficits são fatores de agravo no desempenho na atividade física:

 

 

Testosterona

 

O hipogonadismo leva a diminuição da testosterona, com isso, o paciente tem dificuldade na formação de músculo (aumento da massa magra), assim como tem facilidade para aumento da gordura (aumento da massa gorda). Realizar rastreamento é imperativo no acompanhamento de performance.

Vitamina C

 

A Vitamina C (VitC) ou ácido ascórbico é uma mólecula hidrossoluvel (solúvel em agua) utilizada em diversas reações no organismo, contudo, não é produzida no nosso organismo, ou seja, nossa única fonte é a alimentar. Os benéficos da VitC são inúmeros, entre eles: melhora da imunidade pelo aumento da produção de glóbulos brancos, evita o envelhecimento da pele pela relação com a produção de colagens pelo organismo (e também neutralizar os radicais livres), resistência aos ossos, previne problemas na visão e melhora o Humor. Em contrapartida a deficiência de Vitamina C pode gerar cansaço, fraqueza, dores musculares, dores articulares, queda de cabelo, sangramento gengival e hematomas espontâneos. As principais fontes alimentares de vitamina C são frutas e vegetais.  

Voltar

Vitamina D

 

A Vitamina D (VitD) é um grupo de compostos lipossolúveis que mantém o metabolismo do ósseo, porém, sua ação é bem mais ampla do que imaginávamos, e cada dia descobrimos mais sobre ela. A principal fonte de produção ocorre por meio da exposição solar aos raios ultravioletas B (UVB), mas podemos adquirir também por fonte alimentar com peixes (salmão, sardinha), frutos do mar (mariscos) e derivados (leite, queijo). A VitD favorece a absorção do cálcio no intestino, e, com isso, fortalece os ossos, evitando as doenças ligadas a hipovitaminose: Raquitismo, osteoporose, câncer, diabetes e problemas cardíacos.

 

A Hipovitaminose D ou Deficiência de vitamina D (VitD) nos adultos se traduz em perda óssea gradativa, culminando na osteoporose. A doença causada pela deficiência de vitamina D se estabelece de forma sutil com redução leve do cálcio no sangue, gerando perda do osso trabecular e estreitamento da parte cortical, com isso, maior risco de fraturas. Como notaram, a osteoporose é uma doença silenciosa e raramente apresenta sintomas antes que ocorre uma fratura patológica. O ideal é realizarmos exames preventivos a fim de que ela seja diagnosticada a tempo!

 

Voltar

Vitamina E

 

A vitamina E (VitE) é um composto lipossoluvel (solúvel em gordura) cuja função é antioxidante. Assim, esse nutriente combate radicais livres que podem prejudicar as células gerando problemas cardíacos, câncer, problemas na visão e doenças neurológicas. A VitE diminui o risco cardiovascular, previne o câncer de portada, previne a degeneração da macula (visão), previne doença de alzheimer e esclerose lateral amiotrófica.

Voltar

Instagram

Nutrologia

Acompanhamento do estado nutricional

Exame de Bioimpedância

Adoçante natural Xylitol

Somos contra a irradiação de alimentos

Alimentos transgênicos

Acompanhamento em equipe

Memória muscular - vídeo

Capacidade cognitiva e testosterona

Insônia e déficit de testosterona

Testosterona - importância na saúde

Testosterona e proteção cardiovascular

Benefícios da testosterona bioidêntica

Baixa concentração de testosterona

Declínio da testosterona

Testosterona bioidêntica

Dopamina

Quarteto da felicidade

 
 
 

Direitos Reservados 

Responsável Técnica:

Dra Michelle de Lima Ourives Palmiro

CRM-SP 162.848 - Rqe 65 681

Unidade São Paulo

Avenida Brasil, 399

CEP: 01431-000

Jardim América - São Paulo - SP

Unidade Santo André

Avenida Portugal, 397- conjunto 701

CEP: 09040-901

Centro - Santo André - SP

Central de atendimento: 2677-8532 | 2677-8578 

Santo André - Clique Aqui
​São Paulo - Clique Aqui