DERMATOLOGIA / Patologias

Herpes

O Herpes é uma doença causada por vírus, sendo o Herpes Zoster ocasionado pelo mesmo vírus da catapora, e o Herpes simples pelo herpes vírus tipo I e tipo II.

 

O Herpes simples é um infecção viral comum na população adulta, onde na maioria não há sintomas (assintomática) ou apresenta um único episódio de lesões, onde se obtém resistência ao vírus. As lesões ocorrem nos lábios ou dentro da boca (Herpes virus tipo 1). Contudo, podem também ocorrer na região genital (herpes vírus tipo 2), a partir da aquisição por via sexual. São vesículas (semelhantes a bolhas de água pequenas) que estouram surgindo ulcerações dolorosas, podendo durar até 14 dias.

 

O Herpes Zoster é uma infecção viral da família da varicela-zoster (também causador da catapora). Ocorre na população adulta em regiões de dermátomos (seguindo linhas de inervação). Apresenta-se na forma de vesículas com base avermelhadas agrupadas em forma de cacho de uva que estouram tornando-se muito dolorosas (mais que herpes simples). Geralmente, as lesões aparecem após algum quadro de imunodepressão, stress e exposição solar prolongada pela reativação do vírus latente (que já está no nosso corpo).

Prevenção

 

Utilizar preservativo na relação sexual, não beijar bocas com lesões e não utilizar objetos íntimos de outras pessoas.

No Instagram

Herpes simples

Herpes Zoster

Prevenção do Herpes