ENDOCRINOLOGIA e METABOLOGIA / patologias

Adrenal

As adrenais são glândulas pequenas localizadas sobre os rins (também chamadas de glândulas supra renais). Têm cerca de 5 cm de diâmetro, sendo dividas em duas partes: uma camada externa, conhecida como córtex, e uma parte central, chamada medula.

 

A adrenal é responsável por sintetizar hormônios no processo metabólico, como a aldosterona e o cortisol, além de alguns hormônios sexuais como a testosterona, adrenalina e noradrenalina.

 

Quando esta glândula é acometida por doença, pode gerar déficit (diminuição) ou hiperprodução (aumento) de diferentes hormônios e, com isso, sintomas distintos.

 

O cortisol aumentado pode gerar hipertensão, obesidade, diabetes, estrias vermelhas e rosto com bochechas vermelhas; se diminuído. Pode ainda gerar pressão baixa, dificuldade para se manter em pé, escurecimento da pele em dobras/face e hipoglicemias (açúcar baixo demais no sangue).

 

A aldosterona aumentada ocasiona hipertensão, fraqueza nas pernas, diminuição das taxas de potássio e excesso de sódio no sangue. Quando diminuída, acarreta pressão baixa, dificuldade de se manter em pé, escurecimento de dobras/face e hipoglicemias.

 

Os andrógenos aumentados proporcionam virilização em mulheres com aparecimento de pelos no rosto, engrossamento do timbre de voz, aumento do clitóris, acne e calvície.

 

A adrenalina e noradrenalina quando aumentados causam dores de cabeça, hipertensão, taquicardia, sudorese e rosto vermelho

 

Prevenção

 

Procure um endocrinologista quando esses sintomas iniciarem ou caso tenha dúvidas.

Instagram

Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing - vídeo

produção de cortisol - vídeo

Sinais e sintomas da síndrome de Cushing - vídeo

Síndrome de Cushing - cortisol

Direitos Reservados 

Responsável Técnica:

Dra Michelle de Lima Ourives Palmiro

CRM-SP 162.848 - Rqe 65 681

Unidade São Paulo

Avenida Brasil, 399

CEP: 01431-000

Jardim América - São Paulo - SP

Unidade Santo André

Avenida Portugal, 397- conjunto 701

CEP: 09040-901

Centro - Santo André - SP

Central de atendimento: 2677-8532 | 2677-8578 

Santo André - Clique Aqui
​São Paulo - Clique Aqui