

DERMATOLOGIA / Patologias
Acne
A acne é uma doença de pele frequente, acometendo a maior parte dos adolescentes e mulheres adultas, porém, não se restringe apenas a estas parcelas.
Na adolescência os principais fatores responsáveis pelas modificações que ocorrem na pele e nos cabelos estão relacionados à atividade hormonal que se inicia nessa fase. São os hormônios sexuais que começam a ser produzidos na puberdade, os principias responsáveis pelas alterações nas características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos e cicatrizes). Acomete com maior frequência a face, mas também, pode ocorrer nas costas, ombros e peito.
Na vida adulta, não muito diferente, os problemas hormonais também fazem parte das causas, porém, o estresse, o uso de medicamentos (corticoides), exposição exagerada ao sol, contato com óleos, contato com graxas, época do ano (inverno) e hábitos de mexer nas lesões são outras causas.
Prevenção
A acne deve ser tratada o mais precoce possível.
O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas, como também, para prevenir a saúde da pele e psíquica, além de prevenir cicatrizes tão difíceis de corrigir na vida adulta.
Procure um dermatologista o mais breve!
No Instagram
Máscara preta para o tratamento da acne
Terapia de Reposição Hormonal pode implicar em acne